quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Suposto surto de esquistossomose na Gruta da Pratinha preocupa a região.

Em matéria apurada pelo jornal A Tarde e reproduzida pelo Jornal da Chapada, neste sábado (7), os empresários da Volta ao Parque Ecoturismo e Serra das Paridas, estariam entre os únicos responsáveis por se preocupar com a segurança e a satisfação dos turistas e visitantes da Chapada Diamantina. O caso envolve “um suposto surto de esquistossomose na Gruta da Pratinha”, no município de Iraquara.
De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, a afirmação não é correta, outros empresários de trade (agências e hospedagens), guias, condutores e associações também estão preocupados, assim como os moradores da região. “O trade da Chapada está melhorando continuamente seus serviços, respeitando cada vez mais as Normas Brasileiras, a fim de receber e oferecer produtos de excelência aos visitantes da Chapada Diamantina. Para conhecimento, a Norma exige que sejamos claros em relação a tudo que envolva a visita a atrativos”, afirma trecho de texto do trade Volta ao Parque.
Ainda segundo a agência de viagens, a empresa “responde legalmente por todos os produtos e serviços vendidos e oferecidos, mesmo que não sejam executados por ela, havendo necessidade de repassar as reclamações e comentários aos administradores de atrativos, inclusive, para que tomem as devidas providências em seu estabelecimento, conforme suas políticas internas”. A agência ainda parabeniza Sílvio Arruda por assumir recentemente a Secretaria de Turismo do município de Iraquara. “Ficamos sabendo através do Jornal da Chapada, ao ler a matéria que menciona o nosso nome”, finaliza. Informações Jornal da Chapada.

O que é esquistossomose?


A esquistossomose é uma doença causada por vermes parasitas. Infecção por Schistosoma mansoni, S. haematobium, e S. japonicum causam a esquistossomose em humanos. 
Em todo o mundo, em torno de 200 milhões de pessoas são infectadas pela esquistossomose.
Schistosoma mansoni trematodes - CDC
Foto: Reprodução Google
Como se pega esquistossomose
A infecção ocorre quando a pele entra em contato com água contaminada na qual vivem certos tipos de caracóis que carregam a esquistossomose. A água fica contaminada pelos ovos da Schistosoma quando pessoas infectadas urinam ou defecam nela. Os ovos eclodem e, se certos tipos de caracóis estiverem presentes na água, o parasita cresce e se desenvolve dentro deles. O parasita deixa o caracol e entra na água, onde pode sobreviver por em torno de 48 horas. Os parasitas Schistosoma podem penetrar na pele de pessoas que estão se banhando ou nadando na água contaminada de lagos, canais ou rios. Dentre de semanas o verme cresce dentro dos vasos sanguíneos da pessoa e produzem ovos. Alguns desses ovos viajam até a bexiga ou intestinos e são passados para a urina ou fezes.



Obs: Texto azul acrescido por CSN ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário