quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sucessão estadual mobiliza lideranças da Bacia do Paramirim.

Paulo Souto e Rui Costa recebem maioria dos apoios.
Paulo Souto e Rui Costa recebem maioria dos apoios.
O candidato Paulo Souto (DEM) lidera as intenções de voto para o governo da Bahia, com possibilidade de vitória no primeiro turno. O candidato governista Rui Costa (PT) conseguiu ultrapassar Lídice da Mata (PSB). A análise abaixo não se refere ao apoio popular, mas sim das principais lideranças dos municípios integrantes da Bacia do Paramirim. Alguns já se definiram; outros parecem estar “em cima do muro”. Confira:
Paramirim
O prefeito Júlio Bernardo, anteriormente filiado ao PMDB, migrou para o PSD, de Otto Alencar, e passou a ser a maior referência do governo Wagner no município. No meio político era certo que Paulo Souto não teria palanque em Paramirim. Todavia, após um comício de Rui Costa realizado na praça da feira as coisas começaram a mudar: oposicionistas a nível local perceberam que, além da aproximação maior do governo estadual a Júlio Bernardo nas eleições municipais de 2012, agora em 2014 ele continuava sendo o homem forte do governo da Bahia no município. Imediatamente, o ex-prefeito Silvio Umberto (PSB) declarou apoio a Paulo Souto, sendo seguido por Dr. Antonio, o Tolinha (PT), candidato contra Dr. Júlio nas eleições municipais de 2012.
Boquira
O prefeito Marco Túlio (PMDB), político com uma ligação histórica a Geddel Vieira Lima, surpreendeu a todos ao participar de uma carreata ao lado de Rui Costa e Otto Alencar na última visita da coligação “Pra Bahia Mudar Mais” ao município. Semelhantemente ao ocorrido em Paramirim, o ex-prefeito Edmilson Rocha (PR) correu logo para dar seu apoio a Paulo Souto, ocasião que também contou com a presença do candidato a senador Geddel Vieira Lima. Assim como Edmilson, os ex-prefeitos Luiz e Jurandi também estão com o Democrata. É aguardar pra ver a atitude do gestor boquirense, Marco Túlio: apoiará Rui Costa e Otto Alencar ou Rui Costa e Geddel? Ele parece estar “em cima do muro” em razão desta forte ligação com os ‘Vieira Lima’. A terceira via de Boquira, o Luciano do PSB,que foi candidato a prefeito em 2012, apoia a candidata de seu partido, Lídice da Mata, para o governo.
Botuporã
Aqui é Fla X Flu: Otaviano Joaquim, único prefeito do DEM na região, vai de Paulo Souto e recepciona a coligação na próxima segunda-feira (25) em um comício na praça da feira. Já o ex-prefeito Moaci Nunes (PP) vai de Rui Costa, inclusive o candidato a vice-governador, João Leão, faz parte dos quadros do Partido Progressista. Destaca-se ainda que o presidente do PSOL a nível local, o professor Uilson Magalhães, é candidato a deputado federal e declarou seu apoio ao candidato a governador Marcos Mendes.
Érico Cardoso
O prefeito João Paulo (PT) apoia e acredita na vitória de Rui. Seu opositor, Robério Nunes (PDT), além de estar com Souto a nível local, organiza a campanha do democrata na região.
Tanque Novo
Os dois maiores líderes do município, o prefeito José Messias, o Dedé (PMDB), e o ex-gestor Elson Neves (PTdoB) estão com Paulo Souto. Após a visita da coligação “Unidos pela Bahia” à região esse quadro poderá ficar mais claro. O candidato derrotado nas eleições de 2012, Daniel Carneiro (PT), está firme com Rui Costa.
Caturama
A campanha ainda está morna, mas parece que há uma tendência dos dois grupos políticos apoiarem Rui Costa. O prefeito Hugo Mendonça está sumido das eleições estaduais e o candidato derrotado nas eleições municipais, o médico Claunilton (Dr. Dedê) participou do comício de Rui em Paramirim; ele faz parte dos quadros do Partido Progressista. O ex-prefeito José Carlos Marques ainda tem sua força e apoia Paulo Souto. Outras lideranças, entre elas o ex-prefeito Walter Brandão e o vereador Nailson, ainda não emitiram opinião via imprensa.
Rio do Pires
Assim como Botuporã, é Fla X Flu: O prefeito Ney Nardes (PMDB) vai no 25 e o líder petista Valtinho vai no 13.
Ibipitanga
O prefeito Beto é filiado ao PT e está com Rui. Ele acredita no crescimento do candidato governista. O ex-gestor e médico Gildemar Pereira está com Paulo Souto, inclusive recepcionando o democrata no dia 25 deste mês em visita ao município, onde será realizada uma caminhada.
Macaúbas
O prefeito Zezinho (PSB) e o ex Amelinho (PT) apoiam Rui Costa. O ex-prefeito Sebastião Nunes (e dizem que esse apoio abarca os nomes do candidato derrotado em 2012, o progressista Robinson Nunes, juntamente com a liderança política, Neto) vai com Paulo Souto. As informações são do blog do Glauber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário